A bonequinha do Malvado Favorito é um item que se tornou muito popular após o lançamento do primeiro filme da franquia, em 2010. Ainda que o filme tenha sido protagonizado por Gru, um vilão que, ao longo da trama, acaba por se redimir e se tornar um herói, a personagem amarela roubou a cena.

Ela, que é uma das minions de Gru, conquistou o público por conta do seu jeito engraçado e desengonçado, além de sua linguagem própria e quase ininteligível.

Mas, afinal, como surgiu a bonequinha que se tornou febre entre as crianças? A ideia de criar uma personagem minion partiu do roteirista do filme, Brian Lynch, que acreditava que, para dar protagonismo a um vilão como Gru, seria necessário contar com personagens engraçados e carismáticos ao seu lado.

Então, junto com o designer de produção, Yarrow Cheney, o artista gráfico Eric Guillon e o diretor Pierre Coffin, Lynch desenvolveu a aparência dos minions, que se tornaram marca registrada do filme.

A primeira vez que a bonequinha apareceu nas telas foi em 2010, em uma cena em que os minions estão vestidos como bonecos ambulantes para vender brinquedos que, na verdade, servem de disfarce para um roubo que fazem.

A repercussão dos minions foi tamanha que, ao término do filme, já era difícil encontrar lojas de brinquedos que tivessem estoque da bonequinha e de outros objetos que fossem inspirados na famosa personagem.

A popularidade crescente do personagem o tornou uma marca rentável, levando a franquia a lançar diversos produtos, como roupas, objetos para casa, brinquedos, entre outros. Em 2015, foi lançado até mesmo um longa-metragem solo dos minions nos cinemas.

No entanto, a bonequinha do Malvado Favorito não foi criada apenas para divertir e entreter o público infantil. Em sua essência, o personagem é parte importante da mensagem que o filme tenta passar: a de que a redenção é possível, mesmo para um vilão como Gru.

Além disso, a história do personagem nos alerta para a importância das relações humanas e mostra que, muitas vezes, a convivência com pessoas diferentes do que estamos acostumados a conviver pode nos trazer muitas aprendizagens e experiências enriquecedoras.

Em resumo, a bonequinha do Malvado Favorito é mais do que um simples objeto de entretenimento: é uma personagem que já se tornou ícone da cultura pop e que carrega consigo uma importante mensagem de amizade e redenção.